O que é EDGE COMPUTING e como ele pode reduzir seus custos de TI?

Home » Uncategorized » O que é EDGE COMPUTING e como ele pode reduzir seus custos de TI?
Edge Computing ou Computação de Borda trata-se do processamento de dados mais próximo ao usuário local, criando maior fluidez e rapidez. É uma arquitetura de TI distribuída, onde os dados dos clientes são processados perifericamente.

Esta nova tendencia ou tecnologia está rompendo um dos principais paradigmas tradicionais da computação de dados, a existente de um data center centralizado. Atualmente o mundo é mais conectado que há 5, isso mesmo, apenas 5 anos atrás, necessitamos de novas tecnologias que consigam processar e trafegar os oceanos de dados existentes na internet.

Limitações como as larguras de bandas, problemas de latência e downtime de servidores (veja o artigo “Você sabe quanto custa para a sua empresa um servidor fora do ar?”). O uso do Edge Computing ou Computação de Borda vem justamente responder este desafio.

Em termos mais simples, o Edge Computing transfere uma parte dos recursos de armazenamento e computação para fora do data center central, ficando mais próximo da fonte dos dados. Em vez de transmitir dados brutos para um data center central para processamento e análise, esse trabalho é executado onde os dados são realmente gerados – seja em uma farmácia, loja, supermercado, praça de pedágio, unidade fabril, um posto de serviço público, um terminal de ônibus ou em uma cidade inteligente.

O resultado da solução de Edge Computing, gera comunicação em tempo real de novos negócios, processos, projetos, melhor gestão de manutenção de equipamentos ou outras respostas acionáveis, é enviado de volta ao data center principal para revisão e outras interações humanas.

A ZPE SYSTEMS possui a solução para gerência de equipamentos instalados nos sites remotos de Edge Computing, permitindo ativamente monitorar e atuar nos equipamentos aumentando a eficiência operacional dos locais remotos. As soluções ZPE oferecem muito mais benefícios, uma vez que todos os nossos equipamentos rodam em arquitetura Linux® com processadores Intel® x86 Dual, Quad e Octa Core, executar máquinas virtuais com acesso adicional via rede móvel 4G ou 5G permitindo muito mais funcionalidades e processamento de aplicações.

A integração da solução ZPE SYSTEMS com soluções de segurança e conectividade existentes no mercado permite uma gestão mais efetiva de administração de equipamentos de rede e melhoria operacional com total segurança de acesso.

Conheça mais a ZPE SYSTEMS no www.zpesystems.com/products


Estudo de Caso: Automação e Gerência Remota

Como aumentar o controle e gerenciamento em um Supermercado, gerando economia e melhor serviço

Supermercados são estabelecimentos que precisam que a rede de comunicação de dados esteja ativa e operando estavelmente para suportar a demanda de vendas. Contudo, tendo grandes centros de distribuição, enormes showrooms e lojas pode exigir bastante energia e esforço operacionais para manter os equipamentos conectados e ativos em todos os locais.

Operações internas se baseiam fortemente nos dados para tomar decisões em logística, inventário, compra e venda, enquanto mantendo ativa interação face a face com o cliente. Os sistemas precisam de uma rede de dados estruturada e robusta para suportar as necessidades de verificar disponibilidade de produtos e processar as transações e pagamento o mais rápido possível.

Assim, para acomodar um rápido e estável crescimento dos negócios, o executivo deve buscar uma solução que pode ajuda-lo em aproveitar cada oportunidade de melhoria e economia.

O Desafio

Com as soluções tradicionais, companhias se acostumam com a necessidade de muito suporte local, aumentando os custos de manutenção e atrasos devido a deslocamentos de técnicos. Com o crescimento exponencial dos negócios e de áreas operacionais, esta expansão se torna cara e critica, e as tradicionais maneiras do TI suportar estas atividades se tornam onerosas e lentas. Tendo que ativar dispositivos “gateways” com tecnologia 4G em cada departamento acaba encarecendo a operação. Também, serviço on-site acaba sendo lento devido as necessidades de deslocamento para executar atividades básicas, além de dificultar gerência de conectividade secundária. Além disso, muitas vezes temos que instalar uma longa rede de cabos limitados pela distância operacional ou dificuldades de instalação. Este model se torna inadequado em alguns lugares pois acaba interrompendo a operação com novas instalações.

Além disso, o time de suporte do supermercado precisa se deslocar ao site e ter acesso físico aos servidores e equipamentos de rede para uma ação reparadora de falhas, caso não seja possível pela rede IP e se necessite acesso via porta de console.

Em casos mais sofisticados, as empresas estão integrando sensores de monitoramento ambiental, controle de temperatura e outros dispositivos. Por isso, a empresa precisa de uma solução integrada que permita:

  • Prover conveniente acesso remoto aos equipamentos para os times de suporte
  • Infraestrutura interconectada para reduzir custos locais de conectividade celular
  • Automação de atividades, suporte e provisionamento remoto

A Solução

Seguindo praticas modernas de arquitetura de redes, o uso da solução escalável da ZPE Systems NODEGRID é a única que permite entregar todas estas funcionalidades para permitir um crescimento rápido e controlado de sua estrutura de rede.

Usando uma combinação de produtos, podemos utilizar varias soluções NODEGRID para atender cada necessidade e especificidade dos locais.

No caso do principal centro de distribuição e controle, utilizamos a solução modular NSR, que usa pouco espaço no gabinete de rede executando funções de interconexão com a internet via fibra e fallback em LTE /4G de alta velocidade. O NSR pode executar as funções de rede e servir de serial console para controlar os outros equipamentos instalados no gabinete de rede local, como servidores, PDUs , roteadores, entre outros. além disso, podemos instalar dispositivos menores ZPE BSR em cada departamento, com tecnologia WiFI criando redes locais sem fio, interconectando-os via fibra ótica para reduzir custo de conectividade celular.

Para as Lojas/Supermercados, foram utilizados seriais consoles se conectando com todos os equipamentos conectados via rede IP e outros através da porta console, como por exemplo, servidores locais, roteadores, switches, frentes de caixa, sistemas de iluminação e energia, medidores de temperatura, câmeras de vigilância e outros sistemas de controle de ambiente.

Os resultados

A solução Nodegrid ajudou a rede de dados da EMPRESA a brilhar, suportando as demandas de rápido crescimento, acesso remoto e controle.

Ao invés de necessitar vários dispositivos pra cada departamento, foi criada uma rede integrada, com acesso via WIFI ou cabeamento estruturado, com economia no acesso a internet, minimizando custos de celular por departamento.

Além disso, o time de suporte tem acesso adequado aos servidores e outros dispositivos mesmo quando a rede de dados esteja instável, usando acesso OOB via porta de console com conexão LTE 4G.

As expansões e novas instalações são simplificadas porque os equipamentos NODEGRID suportam automação tanto para minimizar a necessidade de tarefas manuais para gerenciamento, como permite que configurações iniciais em nossos dispositivos sejam feitas remotamente através do ZTP (zero touch provisioning), aumentando a velocidade de expansão e configuração remota.
Pelo simples acesso ao NSR, o departamento de IT pode provisionar, monitorar e gerenciar todos os dispositivos físicos e virtuais (como máquinas virtuais) conectados na rede. Mais do que isso, como a plataforma Nodegrid opera independente do equipamento, quaisquer dispositivos podem ser controlados, independente do fabricante.

Os benefícios e Economias

Com a solução NODEGRID, a EMPRESA conseguiu tornar a infraestrutura de rede mais robusta, simples e mais poderosa. Os produtos NSR e BSR demandam pequeno espaço nos gabinetes de rede, porem são poderosos e podem fornecer funcionalidades criticas, como roteamento, switching, cellular failover e conectividade WIFI, permitindo:

  • Economia de tempo e menores custos com suporte com soluções de acesso remoto
  • Aumento do SLA e reduzindo deslocamentos
  • Redução do número de equipamentos, com isso, espaço e energia.
  • Redução de custos de backup celular para acesso LTE
  • Novos implementações mais rápidas e mais fáceis de serem executadas devido ao uso de automação.

A equipe de TI e suporte pode minimizar a necessidade de estar o tempo todo no local de operação e manutenção nos gabinetes de equipamentos, diminuindo deslocamentos. Além disso, o suporte pode responder proativamente a potenciais problemas independentemente do modelo e fabricante, através de acesso tradicional, banda larga ou via conexão celular.

Também temos economias de escala com redução de cabeamento estruturado e amplificadores de sinal, pois as áreas internas da central de armazenamento e distribuição serão conectadas ao gabinete central através de fibra ótica e o o NSR pode concentrar o acesso remoto via celular com um plano único haja vista o modem de dados tem capacidade de velocidade de 600Mbps, podendo ate ter 2 modems ativos ou redundantes, e 2 SIM cards de dados cada um, permitindo bastante flexibilidade e opção de melhores custos de serviços.

Esta solução implementada não apenas melhora a gerência de equipamentos nas lojas existentes, mas devido a arquitetura da solução Nodegrid, permite novas implementações serem facilmente executadas.

A empresa pode se beneficiar do uso de automação do NODEGRID, eliminando a necessidade de configuração manual e no local, reduzindo erros e mantendo controle remoto. Ao invés de enviar técnicos especializados para instalações remotas e distantes, através da solução de provisionamento ZTP (zero touch provisioning), permitindo todo o processo automático e a customização dos equipamentos acontecer remotamente.

Escalabilidade rapidamente se transformou em uma capacidade de auxiliar o crescimento dos negócios, novas instalações e migrações. A companhia aproveitou a vantagem de facilidade de conectividade e expansão da rede, permitindo gerenciamento mais fácil e eficiente.